Entre as etapas do processo de branding (logomarca) de uma empresa, a escolha do nome pode ser a parte mais complexa. O nome está sujeito a diferentes
Dicas para escolher melhor o nome da sua Nova Empresa
Dicas para escolher melhor o nome da sua Nova Empresa
Entre as etapas do processo de branding (logomarca) de uma empresa, a escolha do nome pode ser a parte mais complexa. O nome está sujeito a diferentes interpretações pelos consumidores. Por isso, certos fatores merecem atenção na hora de decidir, para não correr o risco das pessoas interpretarem mal o nome.
Confira seis dicas para escolher o nome do seu negócio:
Brevidade
Empresas consagradas como a Apple provam a importância de uma nominação curta para que a marca seja facilmente referida no mercado.
É preciso evitar nomes complexos ou compostos.
É claro que existem exceções, mas, em geral, fica mais fácil para os consumidores pronunciarem a palavra quando ela é curta.
Muitas empresas com nomes compridos acabam sendo referidas por siglas, como a IBM, por exemplo”, afirma Troiano.
Sonoridade
Uma fonética simples faz toda a diferença quando se escolhe um nome. “Empresas com nomes não sonoros levam os consumidores a dizê-los de formas diferentes ou a precisarem aprender a pronunciá-los.
Esse erro é frequente e deve ser evitado.
Opte por palavras com sonoridade para evitar a má interpretação pelos consumidores.
Um exemplo é a marca de sorvetes Häagen-Dazs, em que os brasileiros tiverem de aprender a pronúncia.
Por se tratar de uma língua diferente”, diz o especialista em branding.
Independência autoral
Resgatar o histórico de nomes das marcas antes de escolher o seu é essencial para evitar repetições.
É preciso registrar o nome da sua empresa no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Registrar o domínio na internet é mais fácil, mas ter o registro no INPI.
Isto é imprescindível para uma empresa que está começando e deseja se consolidar no mercado”, afirma Troiano.
Idioma estrangeiro
É comum que as empresas queiram agregar status ao seu negócio optando por um nome em outra língua, mas nem sempre essa escolha é correta.
Colocar um nome em outro idioma simplesmente por achar que é chique não está certo.
É preciso fazer esta escolha com algum propósito ou criar um significado na marca que a justifique.
Caso contrário, não valerá a pena”, diz Troiano.
Além disso, os nomes em outras línguas podem ser ditos de maneira errada e até prejudicar a empresa.
Expansão
A escolha do nome é determinada pelo tipo de produto ou serviço que você está vendendo.
Se o empreendedor tem a pretensão de expandir o serviço prestado, é preciso levar em consideração um nome que permita isto.
Quando existe o desejo de expandir os produtos oferecidos pela empresa.
Pense em um nome que futuramente não atrapalhará esse potencial de expansão”, afirma o especialista.
Por exemplo, se a sua empresa faz biscoitos, mas pretende produzir também bolos, não coloque a palavra “biscoito” no nome.
Diferenciação
Criar um nome que seja diferente dos seus concorrentes de mercado é essencial para alcançar destaque entre os consumidores.
“Nunca faça uma cópia de um nome similar ao que já existe entre outras empresas.
Ao optar por um nome original, também é possível conseguir que, com o tempo, o nome escolhido perca o significado original.
E se misture com a simbologia criada pela marca.
Por exemplo, a empresa de aviação Gol não tem o seu nome associado ao ato de marcar um ponto no futebol e já conquistou um significado próprio”, diz.