Entre as etapas do processo de branding (logomarca) de uma empresa, a escolha do nome pode ser a parte mais complexa. O nome está sujeito a diferentes interpretações pelos consumidores. Por isso, certos fatores merecem atenção na hora de decidir, para não correr o risco das pessoas interpretarem mal o nome.

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Entre as etapas do processo de branding (logomarca) de uma empresa, a escolha do nome pode ser a parte mais complexa. O nome está sujeito a diferentes

Dicas para escolher melhor o nome da sua Nova Empresa

Dicas para escolher melhor o nome da sua Nova Empresa

Entre as etapas do processo de branding (logomarca) de uma empresa, a escolha do nome pode ser a parte mais complexa. O nome está sujeito a diferentes interpretações pelos consumidores. Por isso, certos fatores merecem atenção na hora de decidir, para não correr o risco das pessoas interpretarem mal o nome.

Confira seis dicas para escolher o nome do seu negócio:

Brevidade

Empresas consagradas como a Apple provam a importância de uma nominação curta para que a marca seja facilmente referida no mercado.

É preciso evitar nomes complexos ou compostos.

É claro que existem exceções, mas, em geral, fica mais fácil para os consumidores pronunciarem a palavra quando ela é curta.

Muitas empresas com nomes compridos acabam sendo referidas por siglas, como a IBM, por exemplo”, afirma Troiano.

Sonoridade

Uma fonética simples faz toda a diferença quando se escolhe um nome. “Empresas com nomes não sonoros levam os consumidores a dizê-los de formas diferentes ou a precisarem aprender a pronunciá-los.

Esse erro é frequente e deve ser evitado.

Opte por palavras com sonoridade para evitar a má interpretação pelos consumidores.

Um exemplo é a marca de sorvetes Häagen-Dazs, em que os brasileiros tiverem de aprender a pronúncia.

Por se tratar de uma língua diferente”, diz o especialista em branding.

Independência autoral

Resgatar o histórico de nomes das marcas antes de escolher o seu é essencial para evitar repetições.

É preciso registrar o nome da sua empresa no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Registrar o domínio na internet é mais fácil, mas ter o registro no INPI.

Isto é imprescindível para uma empresa que está começando e deseja se consolidar no mercado”, afirma Troiano.

Idioma estrangeiro

É comum que as empresas queiram agregar status ao seu negócio optando por um nome em outra língua, mas nem sempre essa escolha é correta.

Colocar um nome em outro idioma simplesmente por achar que é chique não está certo.

É preciso fazer esta escolha com algum propósito ou criar um significado na marca que a justifique.

Caso contrário, não valerá a pena”, diz Troiano.

Além disso, os nomes em outras línguas podem ser ditos de maneira errada e até prejudicar a empresa.

Expansão
A escolha do nome é determinada pelo tipo de produto ou serviço que você está vendendo.

Se o empreendedor tem a pretensão de expandir o serviço prestado, é preciso levar em consideração um nome que permita isto.

Quando existe o desejo de expandir os produtos oferecidos pela empresa.

Pense em um nome que futuramente não atrapalhará esse potencial de expansão”, afirma o especialista.

Por exemplo, se a sua empresa faz biscoitos, mas pretende produzir também bolos, não coloque a palavra “biscoito” no nome.

Diferenciação

Criar um nome que seja diferente dos seus concorrentes de mercado é essencial para alcançar destaque entre os consumidores.

“Nunca faça uma cópia de um nome similar ao que já existe entre outras empresas.

Ao optar por um nome original, também é possível conseguir que, com o tempo, o nome escolhido perca o significado original.

E se misture com a simbologia criada pela marca.

Por exemplo, a empresa de aviação Gol não tem o seu nome associado ao ato de marcar um ponto no futebol e já conquistou um significado próprio”, diz.

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