Como escolher a melhor rede social para sua empresa? Normalmente, os gestores das empresas ficam em dúvidas em
As 10 Redes Sociais mais usadas no Brasil em 2022
As 10 Redes Sociais mais usadas no Brasil em 2022
Dessa maneira, aprenda a seguir como fazer uma escolha acertada.
- Analise a concorrência: verifique onde seu adversário marca presença e analise o engajamento dos consumidores deles para saber em qual atuam mais;
- Avalie a audiência dos concorrentes: pesquise a audiência das empresas para entender seu o alcance;
- Empregue ferramentas de pesquisa: com elas poderá avaliar como está a concorrência com maior agilidade;
- Observe o volume da audiência: veja como anda seu público antes de fazer anúncio e qual o potencial de alcance no e-commerce;
- Use as ferramentas de busca: as redes sociais têm motores de busca que procuram por seus interesses, palavras-chave, habilidades;
- Participe de comunidades e grupos: isso ajuda a identificar os melhores clientes nas redes sociais.
Como utilizar algumas das principais redes sociais?
As 10 redes sociais mais usadas no mundo são canais fundamentais para que sua empresa se conecte com a sua persona e público-alvo. Porém, você não precisar fazer parte de todas. Mas confira como usar as 5 mais badaladas.
Vamos dizer que quase 100% da população mundial tem em seus celulares o WhatsApp para trocar mensagens com amigos e de trabalho. Além disso, as pessoas também utilizam o aplicativo para procurar informações, suporte técnico, adquirir produtos ou serviços. Inclusive, há uma versão business em que poderá inserir dados sobre seu negócio como: endereço, telefone, site etc.
O YouTube é muito utilizado para produção de vídeos, lá você encontra diferentes assuntos de curta e longa duração. São mais de 1 bilhão de horas de vídeos que são assistidos todos os dias por diversas pessoas pelo mundo. Então, vale a pensa investir nela e explorar suas possibilidades.
O Instagram nasceu em 2010, após o Facebook, com a proposta de ser uma rede social de imagens. No entanto, depois que foi comprada pela Meta tem passado por várias transformações. Atualmente, nesse app você pode ver live, inserir 10 imagens em um único post, story, reels etc; as formas de exploração são muitas.
Mesmo com tanta concorrência de redes sociais, o Facebook ainda sobrevive bem, obrigado! Somente no Brasil são 116 milhões de usuários ativos que compartilham o seu dia a dia como fotos, vídeos, localização e outros. Com ele, poderá descobrir mais sobre seu público e investir melhor os seus anúncios.
A rede social mais nova da turma, o Tik Tok já conquistou os brasileiros que adoram aparecer. Ele teve seu “boom” no período da pandemia, atualmente adolescentes, celebridade, humoristas, profissionais e empresas usam a plataforma para fazerem dancinhas, darem dicas, contar curiosidades e mesmo para notícias. Nele também tem a opção de anúncios para atingir sua persona com eficiência.
Quais são as 10 redes sociais mais usadas no brasil em 2022?
Talvez você acredite que a rede social mais usada no Brasil em 2022 seja o Instagram. Está enganado, é o WhatsApp. Logo em seguida vem o YouTube, agora sim, o Instagram e Facebook.
Mas, ainda, aparecem atrás dessas, o Tik Tok, Messenger, Linkedin e Pinterest. Na “rabeira” o Twitter e Snapchat. Vamos conferir os números?
De acordo com a pesquisa do Relatório de Visão Geral Global Digital 2022 da We Are Social e Hootsuite demonstraram que as pessoas no mundo gastaram, 12,5 trilhões de horas na internet, principalmente nas redes socais. Veja quais tem atraído a atenção do público.
Segundo o levantamento da Digital 2022: Brasil, o WhatsApp tem 165 milhões de brasileiros utilizando o app. Pois, há operadoras que trazem em seus pacotes de internet uso ilimitado, sem descontar na conta.
Sobretudo, as empresas usam o aplicativo para manterem contato com seus clientes e fornecedores por meio do WhatsApp Business.
- YouTube
Ficando em segundo lugar, o YouTube no Brasil abrange 138 milhões de pessoas que veem e postam vídeos mensalmente. Se inserir o número de crianças e seus avós o volume chega a 22 bilhões.
Na verdade, a plataforma conta com 2,56 bilhões de usuários ativos no mundo reforçando sua importância para estar nas estratégias de marketing de qualquer negócio.
Esse aplicativo começou com o objetivo de ser apenas para uso no celular, porém seu crescimento fez com que a Meta o colocasse ainda no desktop. De acordo com a pesquisa We Are Social e da Hootsuite, o Instagram abocanha 122 milhões de usuários.
Nela sua empresa pode divulgar serviços e produtos tanto no feed quanto nos stories, reels, anúncios pagos. Os criativos podem ser desenvolvidos dentro da plataforma onde é fácil fazer cortes, legendas, colocar figurinhas, entre outros.
O Facebook foi uma rede social que ficou por muito tempo em primeiro lugar e dominava o mercado antes de aparecerem seus concorrentes. No entanto, em 2022 veio perdendo espaço, porém no Brasil tem 116 milhões de usuários ativos, segundo dados da pesquisa.
Por ser versátil oferece muitas funcionalidades que ajudam os anunciantes, desde agendamento de posts a relatórios das métricas.
Também, promove maior relacionamento entre as pessoas, busca por informações e vendas de produtos em seu marketplace.
- TikTok
A queridinha do momento, principalmente dos jovens, o Tik Tok foi um canal de entretenimento durante a pandemia e ganhou posição diante das outras redes sociais.
Hoje são 73,5 milhões de pessoas utilizando o aplicativo no Brasil. Dependendo do perfil do seu negócio essa rede pode fazer muito sentido para suas estratégias de anúncios e de ganho de autoridade, por exemplo para uma loja de roupas, calçados, restaurantes etc.
O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas que faz parte do Facebook. Antigamente, ficava dentro da plataforma, agora tem um app separado para baixar no celular e no computador.
Além de mensagens, podem ser enviados stories, bots e respostas inteligentes, ótimos para negócios. Se for fazer anúncios, o alcance estimado é de 65,5 milhões de pessoas em nosso país.
Para quem trabalha com B2B o LinkedIn é a rede social indicada para mostrar sua autoridade, produtos e serviços, marca. Aqui são realizados contatos profissionais com empresas e seus colaboradores, além de poder participar de comunidades.
Geralmente, os negócios usam para realizar recrutamento e trocar experiências. Devido a Covid 19 ela tem sido muito procurada por seus 56 milhões pessoas e empresas.
O Pinterest é uma rede social que serve de referências para guardar suas inspirações e fazer upload de imagens que considera importante divulgar.
Ele é muito popular no quesito moda, maquiagem, casamento, design, cronograma editorial, gastronomia, arquitetura, faça você mesmo, e outros.
Seu maior público são as mulheres do mundo, mas entre usuários chegam a 46 milhões de pessoas. Inclusive, se elas forem sua persona é possível criar pins patrocinados para que sua marca seja conhecida.
Muito badalado em 2009, o Twitter veio perdendo audiência, mas em 2020 viu seus números melhorarem novamente chegando a 19 milhões de tuiteiros, principalmente por usuários procurando notícias de forma mais rápida.
Política? É o canal mais acirrado para debates calorosos e propagação de fake news, mas a plataforma vem combatendo esse mal.
No Brasil, o Snapchat em abril de 2022, tinha próximo de 7,6 milhões de usuários, porém teve uma queda de 15% em relação a julho de 2021. Essa rede tenta se manter no mercado com a novidade de seu storie. Mesmo não sendo um canal nichado tem público específico, podendo criar imagens por geolocalização. Ainda, é recomendada para trazer engajamento de usuários para eventos.
Quais são as mais utilizadas no mundo?
De acordo com o levantamento da We Are Social e Hootsuite existem 18 redes sociais muito usadas no mundo, entretanto, há algumas que são mais conhecidas em países como China, Índia e Rússia, confira:
Rede social/Usuários Ativos
- Facebook: 2,91 bilhões
- YouTube: 2,56 bilhões
- WhatsApp: 2 bilhões
- Instagram: 1,45 bilhão
- WeChat: 1,26 bilhão
- Facebook Messenger: 1 bilhão
- TikTok: 970 milhões
- LinkedIn: 830 milhões
- Douyin: 613 milhões
- Snapchat: 589 milhões
- Kuaishou: 578 milhões
- Sina Weibo: 573 milhões
- QQ: 552 milhões
- Telegram: 550 milhões
- Twitter: 465 milhões
- Pinterest: 431 milhões
- Reddit: 430 milhões
- Quora: 300 milhões
Portanto, se deseja tirar o máximo de potencial de uma das 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2022 avalie qual delas faz mais sentido para seu negócio e onde está seu público-alvo e persona.
Mas, lembre-se também de fazer um bom planejamento para que suas ações tenham resultados.
Pretender dar um up em sua empresa? Então, leia o artigo Os segredos dos 10 vídeos com alto engajamento nas redes sociais e comece a pôr em prática.
fonte rockcontent.com